Artigos

A Relação Entre Ética e Consumo

Por Adriana Leite | Médica Dermatologista e Fundadora

A ética é um tema que está em constante debate, mas talvez muitos não saibam o seu real sentido. Como aplicar a ética na produção dos cosméticos? Será que ao dizer que somos éticos, sabemos realmente o alcance disso?

Ética é o que fundamenta o modo de viver de uma pessoa. 

Na antiga filosofia grega, a Ética é era dedicada aos assuntos morais. Por sua vez, a moral refere-se à obediência das normas, costumes e hábitos sociais. São coisas diferentes, mas que se relacionam totalmente. 

Muitos pensam que ética se restringe a moral, mas isso não é verdade. A Ética abrange inúmeros campos. 

Constantemente criticamos as ações das pessoas, sejam políticos, vizinhos, companheiros, parentes e até mesmo desconhecidos, mas nem sempre fazemos uma autoanálise das nossas próprias ações e escolhas diárias. 

Você já se perguntou como são feitos os produtos que estão dentro do seu armário? Procure saber as respostas para algumas questões como: qual o tipo de mão de obra que fabrica os produtos? Durante o processo de fabricação ocorre algum tipo de poluição do solo, do ar, dos rios ou mares? Qual o tipo da matéria prima utilizada? Houveram testes em animais vivos que vieram a morte apenas para servir de cobaia? 

Reconhecer que há algo errado e não tomar uma atitude a respeito, nos torna conviventes. Por esse motivo, para consumir de forma ética, é preciso analisar os produtos antes de adquirir.    

Quando reconhecemos e admiramos em outras nações atitudes positivas, estamos observando a soma da ética e da cidadania, que resulta na base de uma sociedade próspera. Esse é o desejo de todos, não é? Para chegar nesse ponto, é preciso equilibrar desejo e atitude, por exemplo: você deseja adquirir um produto que promete deixar os seus cabelos mais brilhantes e sedosos, mas lê o rótulo e percebe que as informações sobre sua composição são vagas, a embalagem não é reciclável e existem ativos potencialmente sensibilizantes em sua fórmula, como a metilisotiazolinona, (entenda melhor sobre esses ativos no próximo post) logo, este produto já não é mais atraente e você opta por não consumir este item.

Esta é a minha, a sua, a nossa força de consumidores. Todo produto precisa de um consumidor, e essa força é a que leva uma marca, um produto ou uma fábrica inteira a ser reconhecida como bem ou malsucedida. A indústria precisa dos consumidores. Quando determinado produto não é vendido, o processo de produção desse produto é alterado até que as necessidades dos consumidores sejam atendidas e as vendas finalmente aumentem.

Por isso devemos informar, compartilhar conhecimento, questionar, para que todos possamos evoluir juntos, fazendo escolhas mais claras, justas e equilibradas, que visem a preservação do nosso planeta buscando o desenvolvimento sustentável.

Nosso papel é consumir de quem utiliza matérias primas de origem ética, com respeito a biodiversidade. Embalagens que utilizem menos papel, tinta, plástico, em sua composição e que consequentemente gerem menos resíduo para o planeta.

Para entender melhor, vamos falar de uma coisa que é moda e não faz muito sentido: ainda existem pessoas que acreditam no conceito “botox capilar”. Talvez, se as pessoas que acreditam nesse conceito buscassem um pouco de informação a respeito do que é o medicamento “botox”, e como é a estrutura de um fio de cabelo, saberiam que cabelos não tem rugas como escrevem por aí, e perceberiam que não existe relação alguma entre toxina botulínica e cabelos. O conhecimento faria com que essas pessoas não comprassem um produto que não cumpre o que promete.

Consumidor, use produtos de empresas que te respeitam e respeitam, acima de tudo, a vida em todas as suas formas.

Mais Notícias:

Precisamos mesmo de tantos cosméticos?

Artigos

O Romance de um assassinato em massa

Artigos

Nem “Coisas”, nem “Bens móveis”, animais são sujeitos de direito!

Artigos

Você sabia que o seu cosmético pode ter ação hormonal?

Artigos

Para onde vai a água que enxágua sua progressiva?

Artigos

Uma jornada em busca da beleza essencial

Artigos