Artigos

Você sabia que o seu cosmético pode ter ação hormonal?

Por Dra. Fabia Schalch | Médica Dermatologista

Ftalatos, tolueno, triclosan, benzeno, parabenos e chumbo, sabe o que todas essas substâncias têm em comum? Todas têm a capacidade de causar alterações no sistema hormonal e todas estão presentes em medicamentos, pesticidas, produtos de limpeza e higiene e, claro, nos cosméticos, objeto tema deste canal. 

Conhecidos como disruptores (ou desreguladores/interferentes) endócrinos, esses componentes atuam bloqueando nossos hormônios naturais e imitando sua ação, o que pode aumentar os níveis hormonais do sangue.  

Apesar de pouco discutidos e divulgados, esses ativos vêm, cada vez mais, preocupando a comunidade científica. Diferente dos hormônios presentes na natureza, como os fitoestrógenos da soja que são eliminados do organismo em poucos dias, os artificiais trazem perigo, pois podem persistir no corpo por anos. 

O primeiro grande disruptor relatado foi o dietilestilbestrol, medicamento usado na década de 60 que gerou casos de câncer e alterações em órgãos do sistema reprodutor feminino. Outro famoso disruptor é o DDT presente em pesticidas.

É possível que hoje, devido ao grande leque de opções cosméticas, estejamos mais expostos a alterações hormonais e, apesar de ainda não existir um consenso científico sobre qual quantidade dessas substâncias é necessária para causar alterações efetivas no organismo, precisamos questionar quantos dos produtos que utilizamos diariamente contêm essas substâncias e a relação entre o uso dessas com o aumento de casos de câncer, obesidade, infertilidade, maturação sexual precoce e doenças autoimunes.

Esse artigo não tem a finalidade de ser alarmista, mas de lembrar que precisamos estar conscientes dos produtos que utilizamos e dos hábitos que adquirimos.

Pense nisso!

Referências:

Impact of phthalate and BPA exposure during in utero windows of susceptibility on reproductive hormones and sexual maturation in peripubertal males - https://goo.gl/wkHwYi

Disruptores endócrinos no meio ambiente: um problema de saúde pública e ocupacional - https://goo.gl/DXQCtb

The Florence Statement on Triclosan and Triclocarban - https://goo.gl/oTws52

Triclosan: environmental exposure, toxicity and mechanisms of action - https://goo.gl/TJT3B8

Low-dose exposure to bisphenols A, F and S of human primary adipocyte impacts coding and non-coding RNA profiles - https://goo.gl/61B6vX

Estrogenic Endocrine Disrupting Chemicals Influencing NRF1 Regulated Gene Networks in the Development of Complex Human Brain Diseases - https://goo.gl/kevfRF

--

Fabia Schalch é médica dermatologista e colunista do portal Cosm-éticos


Mais Notícias:

Precisamos mesmo de tantos cosméticos?

Artigos

O Romance de um assassinato em massa

Artigos

Nem “Coisas”, nem “Bens móveis”, animais são sujeitos de direito!

Artigos

Para onde vai a água que enxágua sua progressiva?

Artigos

Uma jornada em busca da beleza essencial

Artigos

Podemos falar de proteção animal no país da Lava Jato?

Artigos