Dermatologia e Ciência

Floresta, para quê?

Por Karin Ricciardi | Arquiteta urbanista

Pode ter certeza que a Terra continuará sua existência independente do que nós humanos fizermos, afinal, a preservação ambiental é importante tanto para outras espécies, como para nós humanos. Pensando nesse aspecto, entenda como a manutenção da biodiversidade é vital para a nossa sobrevivência

Florestas são Informação biológica para a medicina

Através da biodiversidade encontrada nas florestas, é feito o desenvolvimento de medicamentos através de pesquisas de novas substâncias e novos princípios ativos. A Floresta Amazônica tem sido um campo fértil de pesquisas, bem como outros biomas. 

Florestas servem como informação biológica para a engenharia genética

A biodiversidade é a única resposta para que a natureza possa realizar seu processo de seleção, possibilitando a sobrevivência de espécies passíveis de serem extintas por pragas.

Florestas são pura Informação biológica na agricultura

Pensando na mesma situação citada anteriormente, a informação biológica contida nelas, é um ponto crucial para a nossa existência, possibilitando uma imensa variedade de alimentos através da agricultura. 

Florestas servem como manutenção de microclimas e regime de chuvas, protegendo recursos hídricos

A quantidade de água potável no planeta é pequena – apenas 3%. Portanto, dependemos diretamente do funcionamento destes microclimas para que haja água de forma que supra nossas necessidades em diversos setores, como na agricultura. 

Abastecimento de água em centro urbanos e rurais

A continuidade da nossa existência e a nossa interferência sobre os microclimas da Terra dependem da nossa compreensão do quanto realmente somos dependentes da natureza, e não o contrário. Não temos que preservar a natureza, temos que preservar a nós mesmos, que fazemos parte diretamente desse grande ecossistema.

Para saber informações complementares, você pode baixar dois assuntos importantes. O primeiro é sobre as Áreas de Prevenção Permanente (APP), já o segundo é uma análise sobre o Código Florestal Brasileiroe as suas emendas sofridas ao longo dos anos

Mais Notícias:

Todas as formas de vida têm o mesmo valor

Dermatologia e Ciência

Movimento II - Os 6 níveis de desenvolvimento da humanidade

Dermatologia e Ciência

O cosmético que você usa pode fazer sua unha pegar fogo

Dermatologia e Ciência

Desafio: desenvolver meu primeiro perfume 100% sintético

Dermatologia e Ciência

Parabenóia: esse medo tem fundamento?

Dermatologia e Ciência

Legislação Brasileira sobre o uso de Animais Vivos no Ensino - Onde Estamos e Como Podemos Avançar?

Dermatologia e Ciência