Dermatologia e Ciência

Movimento II - Os 6 níveis de desenvolvimento da humanidade

Por Adriana Leite | Médica Dermatologista e Fundadora

A consciência é onde existimos, onde interpretamos e compreendemos o mundo, nossa vida e a de outras pessoas. Onde criamos nossos projetos e nossas motivações.

O intelecto é o processador dessa consciência, e da mesma forma que o exercício desenvolve os músculos, o intelecto também precisa ser desenvolvido. E é assim que acontece no inverso também, sem trabalho, esforço ou desafios nosso intelecto paralisa e até atrofia.

Esse desenvolvimento pode ser separado em 6 níveis, sendo:

Nivel 1 – Homem – pedra.

Pouca ou nenhuma compreensão do mundo que se desenvolve a sua volta ou mesmo autoconhecimento. São as pessoas amorais, seguem as regras impostas pela sociedade apenas para não serem “punidas” ou “rejeitadas”, sem conseguir perceber causa e efeito. As pessoas deste estágio geralmente são exploradas sem nunca sequer perceber.

Nível 2 – Homem – vegetal. 

A descoberta do ego, a primeira percepção da própria existência. Vivem para o pequeno círculo que suporta e conforta seu eu. Egoístas, amorais, pouco importam-se com o resultado de suas ações. O que realmente importa é o desejo de seu ego, todo o resto são apenas os meios. Poderíamos enquadrar muitos políticos neste estágio.

Nível 3 – Homem – manada. 

Todo adolescente passa por essa fase e alguns nunca saem dela. Ainda amorais, sem pensamento e opiniões próprias, seguem cegamente o grupo eleito. O certo, errado e a moral é definida pelo líder de seu grupo. Neste círculo encontramos os extremistas religiosos ou qualquer tipo de extremista. Aqui impera o coletivismo, incapazes de maiores reflexões ou questionamentos.

Nível 4 – Homem – indivíduo. 

A primeira mostra de individualização do intelecto. O início do pensamento próprio, da percepção de suas ações ao longo do tempo. As primeiras idéias próprias e questionamentos surgem, porém ainda não conseguimos quebrar o molde, não conseguimos “pensar fora da caixa”, sublimar a pequena visão em favor de uma maior. Os valores e regras de leis sociais ainda são importantes como discernimento para o certo e errado. Aqui encontramos as pessoas inteligentes, mas não brilhantes.

Nível 5 – Homem – Maduro. 

O intelecto aqui desenvolveu-se a ponto de formar a verdadeira moral. Não precisamos mais dos limites impostos de fora, somos totalmente independentes. Enxergamos o resultado de nossas ações no tempo espaço. Quebramos o molde, enxergamos novos conceitos, novas idéias. Encontramos respostas a antigas perguntas, mas ainda não conseguimos trazer esse despertar para o grupo.

Nível 6 – Último estágio. 

Não precisamos mais de moldes, de leis, de ego. Enxergamos a humanidade hoje e no próximo passo. Como podemos pró-ativamente impactar com as mudanças necessárias. Nossas ações e palavras são precisas e profundas, pois conseguimos enxergar a alma de todos. Poucos chegam a esse nível, porém encontramos pessoas que mudaram o mundo como Mandela, Siddhartha Gautama, Jesus, Martin Luther King:

Portanto pessoas não são de um “jeito” ou de outro, elas escolhem dentro do que conseguem compreender como viável. Nós, enquanto sociedade, investimos em conhecimento produtivo, porém não em conhecimento para o desenvolvimento humano.

Nascemos ignorantes e pouco empregamos nosso tempo em mudar isso. Nosso sucesso depende diretamente do limite do nosso intelecto e de ninguém mais. E apesar de todos almejarem o sucesso, de forma irônica, investimos muito pouco.

Biografia:

The fall of the human intellect - Swami Parthasarathy

Palestra Filósofo Rafael Nogueira

Mais Notícias:

Todas as formas de vida têm o mesmo valor

Dermatologia e Ciência

O cosmético que você usa pode fazer sua unha pegar fogo

Dermatologia e Ciência

Desafio: desenvolver meu primeiro perfume 100% sintético

Dermatologia e Ciência

Parabenóia: esse medo tem fundamento?

Dermatologia e Ciência

Legislação Brasileira sobre o uso de Animais Vivos no Ensino - Onde Estamos e Como Podemos Avançar?

Dermatologia e Ciência

O melhor cosmético do mundo: sua consciência

Dermatologia e Ciência