Dermatologia e Ciência
Parabenóia: esse medo tem fundamento?
Por Dra. Fabia Schalch | Médica DermatologistaQuem são os parabenos?
Família de ésteres de phidroxibenzóico que foram utilizadas pela primeira vez em 1920 como agentes antibacterianos e antifúngicos, que se tornaram rapidamente os conservantes mais utilizados em cosméticos, alimentos e drogas. Apresentam rápido metabolismo na pele e pelas enzimas hepáticas. Podem ser identificados nos rótulos como metil, etil, propila e butilparabeno.
Qual a importância dos conservantes?
De forma resumida, conservantes são substâncias químicas (naturais ou sintéticas) adicionadas a um produto (alimento, cosméticos, fármacos) com o propósito de evitar a contaminação por bactérias ou fungos, tornando mais longa sua vida. Os parabenos são conservantes muito utilizados pelo seu perfil de alto espectro antimicrobiano e por serem incolores, inodoros, estáveis e baratos.
Afinal, qual o problema com os parabenos?
A polêmica sobre o impacto na nossa saúde com o uso dos parabenos é grande e já existe há muitos anos. Os maiores impactos questionados seriam sobre o desenvolvimento de dermatites (alergias) de contato e, mais recentemente, sobre possíveis efeitos endocrinológicos (hormonais).
Dermatite de Contato
Ao pesquisarmos na literatura científica, artigos desde 1968 tentam correlacionar o uso do parabenos com desenvolvimento de alergias na pele. Entretanto, os estudos chegam a porcentagens inferiores a 1% de associação, uma das taxas mais baixas entre os conservantes do mercado.
Basicamente as conclusões científicas até o momento são que os parabenos são pouco indutores de alergia na pele íntegra, mas trazem riscos maiores em peles que apresentam algum dano, como eczemas prévios e defeitos de barreira, como ocorre nos portadores de dermatite atópica.
Efeitos hormonais
Na última década, alarmes foram feitos sobre possíveis efeitos hormonais dos parabenos, associando-os a puberdade precoce em meninas, alteração do sistema reprodutivo masculino e até casos de câncer de mama.
Fato é que os parabenos fazem parte do grupo conhecido como “desreguladores endócrinos”, substâncias que agem nos receptores endócrinos ou que alteram de alguma maneira o sistema endócrino.
Artigo publicado em 2004, demonstrou presença de parabéns em tecidos mamários com câncer de mama, mas devido a sua metodologia falha, muitas dúvidas surgiram. Desde então, diversos estudos têm se dedicado ao assunto, alguns demonstrando os fracos efeitos dos parabenos como estimuladores estrogênicos e outros, mais recentes, descrevendo detalhes dos possíveis mecanismos dessa ação estrogênica, in vitro.
Mas, será que in vivo os resultados seriam semelhantes? Qual a dose a ser administrada diariamente de parabenos para causar tais efeitos? A absorção pela pele pode gerar doses acumulativas se o metabolismo é considerado tão rápido ? As dúvidas ainda persistem. Diante desse panorama, a comunidade científica e órgãos oficiais como a Agência Internacional pelo Estudo do Câncer afirmam que ainda não existem provas contundentes que relacionem os parabenos com câncer.
Existe controle na quantidade de parabenos presente nos produtos?
O FDA e a Anvisa estabelecem o limite de 0,4% para uso de parabeno isolado e 0,8% quando utilizados em conjunto.
Diante da polêmica, o que fazer?
A escolha sobre consumir ou não produtos que não contenham parabenos se torna exclusiva do consumidor. Apesar das controvérsias, existem diversas marcas no mercado livres de parabenos (parabeno free).
Em substituição aos parabenos, a indústria tem buscado novos métodos de fabricação em condições assépticas, redução da quantidade de água nas fórmulas, uso de conservantes naturais e novas substâncias sintéticas, atendendo ao apelo de mercado do Parabeno Free. Também devemos salientar que novas substâncias com poder conservante estão sendo utilizadas, apesar de poucos estudos que realmente comprovem sua eficácia e segurança, e que os conservantes naturais não são livres de efeitos colaterais, como alergias.
É importante ter cautela com a crescente tendência da produção caseira de cosméticos, que podem apresentar altas taxas de contaminação por não usarem conservantes em suas composições. Esses produtos devem ser mais rapidamente consumidos.
Fontes:
Dermatitis. 2015 Nov-Dec;26(6):254-9.
"Parabenoia" Debunked, or "Who's Afraid of Parabens?".
Sasseville D1, Alfalah M, Lacroix JP
Sci Rep. 2016; 6: 25173.
Published online 2016 Apr 28. doi: 10.1038/srep25173
PMCID: PMC4848538
The estrogenicity of methylparaben and ethylparaben at doses close to the
acceptable daily intake in immature Sprague-Dawley rats
Libei Sun, Tong Yu, Jilong Guo, Zhaobin Zhang, Ying Hu, Xuan Xiao, Yingli Sun, Han Xiao, Junyu Li, Desheng
Zhu, Linlin Sai, and Jun L
Semin Cell Dev Biol. Author manuscript; available in PMC 2016 Jul 1.
Published in final edited form as:
Semin Cell Dev Biol. 2015 Jul; 43: 66–75.
Published online 2015 May 28. doi:
Multigenerational and transgenerational effects of endocrine disrupting chemicals: A role for altered epigenetic regulation?
Frances Xin,1,2 Martha Susiarjo,1,2 and Marisa S. Bartolomei1,2,*
Acta Pharmacol Sin. 2015 Jan; 36(1): 88–101.
Published online 2014 Dec 15.
PMCID: PMC4571321
A structural perspective on nuclear receptors as targets of environmental
compounds
Vanessa Delfosse, Albane le Maire, Patrick Balaguer, and William Bourguet
BMC Endocr Disord. 2015; 15: 83.
Published online 2015 Dec 17.PMCID: PMC4683720
Association of environmental chemicals & estrogen metabolites in children
Erin Speiser Ihde, Ji Meng Loh, and Lawrence Rosen
Environ Health Perspect. 2016 May; 124(5): 563–569.
Published online 2015 Oct 27.
PMCID: PMC4858398
Research
Parabens and Human Epidermal Growth Factor Receptor Ligand Cross-Talk
in Breast Cancer Cells
Shawn Pan, Chaoshen Yuan, Abderrahmane Tagmount, Ruthann A. Rudel, Janet M. Ackerman, Paul Yaswen,
Chris D. Vulpe, and Dale C. Leitman
Food Chem Toxicol. 2005 Jul;43(7):985-1015.
Safety assessment of esters of p-hydroxybenzoic acid (parabens).
Soni MG , Carabin IG, Burdock GA.
Há um grupo de discussão nesta publicação, para participar basta fazer seu login abaixo:
Não tem cadastro? Clique aqui